Resumo para Crisma

Resumo para Crisma

Os 7 Sacramentos:


à Batismo

à Penitencia ou confissão
à Eucaristia
à Confirmação
àUnção do enfermos
àOrdem
àMatrimonio

Os dons do Espirito Santo

àSabedoria
àInteligência (Entendimento)
à Conselho
àFortaleza
àCiência
à Piedade
àTemor de Deus

Os 10 Mandamentos:

1º- Amar a Deus sobre todas as coisas
2º- Não tomar seu santo nome em vão
3º- Guardar domingos e festas
4º- Honrar pai e mãe
5º- Não matar
6º- Não pecar contra a castidade
7º- Não furtar
8º- Não levantar falso testemunho
9º- Não desejar a mulher(marido) do próximo.
10º- Não cobiçar as coisas alheias.


Oração pelos Dons do Espírito Santo

Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, afim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e , abrasado pelo fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por seu amor.

            Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.
 
            Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais Vos seja do agrado, siga em tudo Vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos.

            Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.

            Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, afim de as evitar.

            Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria santíssima e a todos os homens como a meus irmãos, em Jesus Cristo.

            Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, a Vossa divina presença, trema como os mesmos anjos diante da Vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar Vossos santos olhos!

Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim Vossas divinas bênçãos.
Em nome de Jesus.
Amém.

 

Crisma:

Crisma é uma palavra grega que significa: óleo de ungir. A palavra Confirmação tem aqui o significado de fortalecimento, pois deve tornar o cristão “forte e robusto” no espírito.

è O que é o Sacramento da Crisma?

         Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.
         Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.

è O que é e onde se encontra o sacramento da Crisma na Bíblia? Qual a sua Importância?

Crisma, palavra grega que significa: unção, ungido.

Confirmação ou Crisma é o sacramento do qual se recebe o Espírito Santo, através da unção do bispo, para obter força de praticar, professar e defender a fé.

Este sacramento baseia-se  na promessa de Cristo de enviar um Paráclito:

“E rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito (Espírito Santo), para que convosco permaneça sempre”.
 Jo 14,16.

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que Eu vos disse”.
 
Jo 14,26.

“Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim”.
Jo 15,26.

O protótipo da Confirmação ou Crisma é a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes:

 “Apareceram-lhes então línguas como de fogo, que se repartiam e pousaram sobre a cabeça de cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia se exprimissem”. At 2,3-4.

Não há como confundir o sacramento da Crisma com o Batismo, os dois são distintos e ministrados pelos apóstolos:

“Pois não tinha caído ainda sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo”. At 8,16-17.

Resumindo: O sacramento da Crisma confirma o Batismo. No Batismo já se recebe o Espírito Santo que torna filho de Deus. Na Confirmação se recebe a plenitude do Espírito Santo, uma força especial do Espírito Santo que dará ao cristão a força adulta para defender a sua fé, para viver adultamente a fé e para enfrentar as lutas da vida na vivência da fé. (Cf. ainda  os dons dos Espírito Santo na questão abaixo).

è Onde se encontram na Bíblia os dons do Espirito Santo? O que significam?

         O Espírito Santo é o grande dom do Pai e de Jesus Cristo, que, com o sacramento da Crisma nos comunica seus dons, para o nosso enriquecimento. Os dons do Espírito Santo, conforme já anunciava o profeta Isaías, são:

“Sobre ele repousará o Espírito de Iahweh, Espírito de sabedoria e de inteligência, Espírito de conselho e fortaleza, Espírito de conhecimento e de temor a Deus”. Is 11,2.

Estes dons se explicam da seguinte forma:

SABEDORIA: É a ação do Espírito Santo que nos faz reconhecer e julgar, com visão e sabedoria de Deus, o que d`Ele se diz e seus planos de salvação.

ENTENDIMENTO: Ajuda-nos a penetrar e entender mais profundamente a palavra de Deus, para reforçar-nos e confortar-nos na caminhada da fé em Deus que salva, nas incertezas e dúvidas desta vida.

CONSELHO: Ajuda a perceber a voz de Deus nas situações da vida diária e a tomar decisões com certa prudência e audácia.

FORTALEZA: Dá força e coragem para darmos testemunho autêntico de Jesus Cristo, com paciência, firmeza, mesmo à custa de críticas, desprezo, ou até a própria vida, a demonstrar atitudes de membros vivos e responsáveis da Igreja, que em toda a parte reconhecem a verdade, e praticam a caridade e a justiça.

CIÊNCIA: Ajuda a olhar e julgar as coisas e os acontecimentos ao nosso redor com os “olhos” de Deus, dando-nos o verdadeiro sentido e o discernimento das coisas, principalmente dos sinais dos tempos.

PIEDADE: É a ação do Espírito Santo, comunicando-nos os bons sentimentos e atitudes para que possamos amar e servir a Deus como Pai, e também amar, respeitar e servir ao próximo, com respeito e dignidade.

TEMOR DE DEUS: Coloca em nós o temor, como filhos que têm receio de ofender a Deus, para podermos superar as fortes solicitações do pecado e reforçar nossa resistência, coibindo nossa inclinação ao mal.