Ser Pessoa Humana

Ser Pessoa Humana

“SER PESSOA HUMANA (2)

Tema do Encontro: “Como pessoa tenho muito valor”.

Objetivo: “Perceber que a pessoa é diferente das plantas”.

Palavra da vida: Ler Capítulo 1 do Livro do Gênesis.

Sensibilização: Contar a seguinte história:

 

No dia em que Isabella completou 10 anos, houve uma festa muito bonita. Vocês não conhecem Isabella, mas se a conhecessem, gostariam muito dela. Ela é alegre, gosta de estudar, brincar, trabalhar, de ajudar a todos. Sua amiga Sílvia é paralítica; por isso, muitos dias não pode ir ao Colégio. Mas não fica atrasada nas lições porque Isabella faz as vezes de professora para ela.

Essa é a Isabella que está fazendo aniversário. Quando nasceu, seu pai plantou um jardim, uma seringueira, para lembrar esta data tão feliz. A seringueira, portanto, está completando dez anos hoje. As suas vidas, porém, são diferentes.

A planta não ama, não sorri, não entende, não se comunica. Isabella, ao contrário, faz tudo isso e ainda mais. Qual é o segredo da diferença? O segredo é que Isabella, como toda pessoa humana, foi criada à imagem e semelhança de Deus, e por isso, como Deus, embora muito abaixo de Deus, ela é inteligente e sabe amar. Como é bom ter nascido gente, pessoa humana! Que dignidade para nós sermos parecidos com Deus. Parabéns, Isabella, pelo seu aniversário, e fique cada vez mais parecida com Deus, refletindo e amando sempre.

Palavra de vida

Gn, Capítulo 1, 26-28 que foi lido no início

A Palavra da Vida é tirada do Gênesis: “Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e tenha ele poder sobre todos os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre as feras, sobre os répteis que rastejam sobre a terra”. E Deus criou o homem e a mulher e a sua imagem e semelhança. E depois de tê-los criados, abençoou-os e lhes disse: “Crescei e multiplicai-vos e povoai a terra. Estejam sob vosso domínio: os peixes, as aves, os animais e tudo o que se move sobre a terra”. (Gn 1,16-28).

Vivência da palavra Fazer as perguntas levando em conta a história de Isabella).

a)      Que fez aniversário? Quantos anos?

b)     Quais as qualidades de Isabella?

c)      Como era sua colega Sílvia? Como a ajudava?

d)     O que fez o pai de Isabella quando ela nasceu?

e)      Porque a vida de Isabella e a da seringueira são diferentes?

f)       Qual o segredo da diferença?

g)      O que precisamos fazer para nos tornarmos mais parecidos com Deus?

Oração.

(O catequista fará uma oração espontânea, convidando os crismandos a repetirem cada frase).

Exemplo: Obrigado, meu Deus, por ter nascido gente, pessoa humana, parecido com o Senhor. Obrigado por ser inteligente; por poder viver, amar, sorrir, estudar, aprender, falar, cantar, correr, brincar, andar, ver, ouvir, e estar neste curso em preparação ao Sacramento da Crisma.

- Escreva em seu caderno uma frase da Palavra de Deus de que você mais gostou e procure recitá-la todos os dias desta semana.

- Faça uma lista de favores que você recebeu de seu pai e de sua mãe e demais colegas e pessoas com as quais você convive e traga para o próximo Encontro.

 

Terminar o Encontro com a oração do Pai Nosso, agradecendo a Deus Pai pelo dom da vida.

 

 

Pe. José Roberto Bertasi, mSC

Pároco