Chamados a Repartir

Chamados a Repartir

CHAMADOS A REPARTIR (Viver em Comunidade)

(O Catequista começa o Encontro pedindo aos Crismandos que agradeçam espontaneamente algum acontecimento bom durante a semana). Após alguns minutos de silêncio, fazer a seguinte pergunta: “É possível alguém viver sozinho no mundo de hoje? O ser humano é uma ilha?” – Dar tempo para que respondam. Em seguida, o Catequista lê Atos dos Apóstolos 2,42-47.

  1. Como viviam os primeiros cristãos? Sozinhos ou em Comunidade?
  2. Quais os 4 elementos mais importantes que uniam a Comunidade e que estão no versículo 42? Não responder. Deixar que eles procurem no texto e respondam.
  3. No versículo 44, o que você percebe de mais importante? (“tinham tudo em comum”).
  4. Para fazer parte da Comunidade, o que precisavam fazer? Versículo 45.
  5. No versículo 46, como tomavam a refeição?
  6. No versículo 47, o que há de especial? – “gozavam da estima de todo o povo”
  7. Por causa da união entre eles, o que o Senhor fazia? – “ia juntando à comunidade os que seriam salvos”.
  8. Hoje os cristãos vivem assim? Porque não?
  9. Porque você acha que existe desigualdade social na sociedade? Porque uns têm demais e outros passam fome? Porque há falta de comida, moradia, escola, postos de saúde, áreas de lazer, falta de água potável, luz, telefone, etc.?
  10. Todas as pessoas têm a mesma dignidade?
  11. Porque existem pobres no mundo? É vontade de Deus ou egoísmo dos homens?
  12. Você conhece pessoas que são solidárias umas com as outras e especialmente com os pobres?
  13. Quais as Entidades que você conhece em nossa cidade que cuidam das crianças pobres, idosos abandonados, drogados, alcoólatras, prevenção contra a prostituição, etc.?

Vivência da Palavra:

Todos somos chamados a re-partir! “Partilhar com...” E aquele que não entendeu isso, não compreendeu o que é ser cristão. Deus nunca chama para servirmos a nós mesmos. Deus nunca dá algo para que o guardemos em nosso baú de lembranças. É para distribuir. Ninguém foi criado para acumular bens, mas para repartir com os demais e, especialmente, com aqueles que nada têm. Um dia, todos nós morreremos. E o que vamos levar? NADA! Jesus diz: ”O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, se um dia vem perder a sua alma?” Portanto, devemos usar os bens deste mundo como se não existissem e, caminhando entre as coisas que passam abraçar as que não passam. Por isso mesmo, um dos primeiros sinais de que uma vocação cristã é autêntica, é a capacidade de partilhar: bens, tempo, alegrias e tristezas, idéias e sonhos. O egoísta não é aquele que pensa somente em si mesmo esquecendo-se dos outros. Vamos examinar como está a nossa generosidade?

O meu chamado cristão só tem sentido se eu conviver (com viver = Viver com) os meus irmãos. Não existe cristão isolado. Cada cristão, além da vocação de filho (a) de Deus e membro da Igreja, é chamado a realizar uma serviço no mundo, cada qual com seu sentimento, seu gosto, seu talento e suas tendências. Cada um ajuda o outro com seus dons. Assim é que o engenheiro sabe saber pontes e casas, mas não sabe fazer roupas e sapatos. Cada vocação depende de outra vocação. Por isso, o mundo é completo e bom. Se todos fossem padeiros, quem faria as casas, carros, computadores, etc.? Nós não sabemos fazer tudo. Por isso meus irmãos e irmãs que sabem outras atividades,,, me ajudam.

Mas não existe vocação isolada e independente. Nenhum homem é uma Ilha. Somos dependentes uns dos outros. Na Igreja também é assim. Uns são catequistas, outros trabalham na Liturgia, outros na Pastoral do Batismo, na Pastoral Familiar, etc.

A Igreja é um Corpo organizado, onde cada cristão realiza um serviço determinado e, assim, o Corpo funciona perfeitamente e em harmonia. Seria bom você pensar o que fará depois de crismado na sua Comunidade. O Sacramento da Crisma é a Confirmação do nosso Batismo e significa que somos cristãos adultos e pertencemos plenamente à Igreja (Comunidade). Depois do Sacramento da Crisma, nos tornamos cristãos adultos e devemos exercer algum ministério (trabalho) para o crescimento da Comunidade. A maioria dos jovens depois da Crisma foge da Igreja e se torna pagão batizado e crismado.

Para o próximo Encontro, você terá que apresentar duas tarefas:

  1. 01.  Faça uma pesquisa pela Internet ou livros sobre a vida das seguintes pessoas:

a)      Gandhi.

b)      Madre Teresa de Calcutá.

c)      Martin Luther King.

d)      Nelson Mandela

e)      Irmã Dulce ( O anjo bom da Bahia).

f)       Dom Helder Câmara (Arcebispo de Olinda e Recife).

 

(O Catequista deverá dividir as tarefas: dois catequizados por pessoa e apresentar no próximo Encontro).

Terminar com a oração do Pai Nosso.

Pe. José Roberto Bertasi, mSC - Pároco