Cristo Rei
- Leitura Lucas 23, 35-43
- Quando surgiu ?
Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de marco de 1925, ele queria motivar os católicos a reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde essa data foi mudado.
- O que comemora?
A festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do Universo.
- Quando é comemorada?
O ano litúrgico termina com esta data que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. (Escatológia)
Ano Litúrgico começa com a preparação para o nascimento do Rei (Jesus) : Maior acontecimento da história da humanidade.
O Rei que já venceu, está sentado à direita do Pai, aguardando que se cumpra os tempos para que seu reinado se cumpra definitivamente.
Antigo testamento prepara reinado d cristo e o novo testamento põem a realização desse reinado
É o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.
- Qual o Reino de Jesus?
O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.
O juiz que desvela a verdade de cada um a si próprio é o mesmo pastor que tem cuidado, com ternura e força, de cada ovelha, como se fosse uma filha. Por isso, exige que os chamados a guiar e animar a comunidade tenham a coração antes de tudo as necessidades das ovelhas mais fracas, e não o próprio interesse.
Jesus nos antecipou sobre esse grande dia, em Mateus 25, 31-46.
Seu Reino não tem fim.
Rei da Verdade. Mesmo que seja um reino, o é diferente dos reinos e governos do mundo. Jesus se proclama rei diante de Pilatos: Jo 18,37.
Jesus é rei da verdade. Pilatos pergunta-lhe: “O que é a verdade?” Mas não espera a resposta. (É comum em nossa vida perguntar as coisas para Deus e não querer saber a resposta)
Ser verdade para Jesus é ser Ele próprio o testemunho da vontade do Pai: Estabelecer no mundo o domínio da misericórdia amorosa da qual o Pai é a fonte. “Graças a esta vontade é que somos salvos” (Hb 10.10). Durante sua vida procura unicamente fazer a vontade do Pai: “E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia” (Jo.6,39).
1. A festa de Cristo Rei, instituída por Pio XI, tinha uma finalidade político-religiosa de mostrar o senhorio de Jesus sobre o mundo, acima das situações de ateísmo e falta de religião. Esta festa foi colocada, na reforma litúrgica, no final do ano litúrgico para dar a perceber que Cristo é o centro do universo e para Ele tudo conflui.
2. Cristo, diante de Pilatos se declara rei da verdade. Ele conhece toda a verdade, por isso dá por ela a vida. A verdade é o desígnio do Pai de implantar no mundo o reino da misericórdia amorosa.
3. Todo o povo d e Deus é sacerdotal, isto é, está unido a Cristo para a transformação do mundo em um mundo que sirva a Deus no culto verdadeiro que procede de um coração que ama
Mateus 25, 31-46.