Sacramento do Batismo

Sacramento do Batismo

Sacramento do Batismo

 

(Iniciar o Encontro com o nome do Pai bem feito, lentamente e com a cabeça inclinada. Explicar que o tema será o Batismo e que fomos batizados na Santíssima Trindade. Somos templ e morada de Deus. O corpo é de Deus e merece nosso respeito. O corpo do outro é morada de Deus e exige respeito).

 

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19)

O Batismo é o primeiro Sacramento que a pessoa recebe quando decide caminhar como membro da comunidade cristã. O batismo indica o início da nossa relação de amor para com  Deus e com a humanidade. O Batismo nos faz filhos de Deus e membros da Igreja.

Por que, então, batizar crianças? É uma questão de difícil resposta. Não seria melhor deixar a criança crescer e assumir, por conta própria, o ser cristão? Isso parece uma forma de fugirmos do dever de pais e padrinhos. Antes que qualquer um de nós se considere gente, antes que cheguemos ao uso da razão, Deus nos amou e ama. E quer concretizar seu amor num gesto-sacramento: o batismo. Por isso é que se batizam as crianças:  O Batismo nos dá a graça de sermos filhos de Deus. Quanto mais cedo eu for filho de Deus, tanto melhor. No dia de meu Batismo, eu era ainda criança, mas meus pais e padrinhos, quiseram que eu fosse filho de Deus e membro da Igreja. Meus pais e padrinhos professaram a fé em meu nome.  E o compromisso dos pais, padrinhos e comunidade é a resposta ao apelo de Deus. Além do mais os batizados formam a família de Deus e perguntamos: somos membros da nossa família desde que nascemos? A partir da idade adulta? A partir do momento que reconhecemos nossos pais? Não! Sou membro de minha família desde o meu nascimento. Assim acontece ambém com o Batismo.

A Igreja ensina que há três tipos de batismo. O batismo de água que é aquele no qual nos fomos batizados. No início da Igreja, batizavam-se só adultos. Os que se preparavam para receber o batismo eram chamados catecúmenos. Naquele tempo, os cristãos eram perseguidos. Se eles morressem por causa do nome de Jesus, mesmo sem terem sido batizados com água, eram considerados batizados no sangue. O batismo de sangue é válido até hoje.

O terceiro batismo é o de desejo. Se os pais de uma criança desejarem que ela seja batizada, mas a criança nasce morta ou morre antes de ser batizada, considera-se batizada, graças ao desejo de seus pais.

O batismo é o sacramento que introduz a pessoa na comunidade dos fiéis. Por meio dele fazemos parte da Igreja. Aquele que foi batizado faz parte da família de Deus, e como tal tem suas obrigações. Ao ser batizada, a pessoa, que já havia recebido a vocação humana, recebe a vocação cristã. É chamada a ser como Cristo. Ao sermos batizados, recebemos o Espírito Santo.

Batizamos com água não por acaso, o próprio Cristo foi batizado nas águas do rio Jordão. A água simboliza vida. O batismo é vida nova. Por meio da água que é símbolo da vida humana, Deus nos transmite pelo batismo a vida divina. A água simboliza o dom do Espírito de Deus, a plenitude dos seus dons e o progresso espiritual que resulta no nosso compromisso com as promessas batismais.

Tudo bem, então, mas para que a vela, a roupa branca o óleo no ritual do batismo?

 

O gesto de acender uma vela no círio pascal (vela grande que a gente acende no sábado santo) simboliza a união do batizado com Cristo Jesus. Significa que quem recebe o batismo, como uma vela recebe vida ao ser acessa em outra. A vela do batismo quer dizer a quem é batizado: Jesus é a luz da sua vida! Procure ser também essa luz e será feliz! Os primeiros cristãos chamavam o batismo de iluminação, porque o batizado recebe a luz de Cristo; ou melhor, Cristo será a única luz para ele. A Veste branca:significa a pureza, a disponibilidade e a alegria, simbolizando o homem novo.

A Igreja tem o costume de ungir a cabeça e o peito das crianças que são batizadas. Unge-se o peito com óleo dos catecúmenos antes que a criança seja batizada. Depois que a criança foi batizada, sua cabeça é ungida com o óleo do crisma.O óleo é símbolo de força, resistência e missão.

Em sua opinião, quais são os deveres dos pais e padrinhos?

Em sua opinião, porque se deve batizar e, atualmente, por quais motivações (econômicas, sociais, tradição) se batiza?

 

(Terminar com o Glória ao Pai e com o corpo inclinado).